domingo, 5 de setembro de 2010
Pinte seu telhado de branco!
Uma campanha contra o aquecimento global: Tinta branca nos telhados!
“One degree less” (Um grau a menos!) é o nome da campanha do Green Building Council Brasil e tem como principal objetivo fazer com que as pessoas se conscientizem da importância de pintar os seus telhados. Pintar os telhados?É isso mesmo. A campanha incentiva e pede para que todos os telhados e tetos das grandes cidades sejam pintados de branco para diminuir os efeitos do aquecimento global.
Segundo estudos da Universidade de Berkeley (CA, USA), cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta de telhados.A imensa maioria desses telhados são escuros e refletem apenas 20% da luz solar. Se fossem pintados de branco, compensariam 10t de emissão de CO2 a cada 100m2. O telhado branco reflete mais a luz solar e absorve menos calor.
Para se ter uma idéia da grandiosidade do projeto, se 70% dos telhados fossem pintados de branco, geraria uma compensação ambiental equivalente à emissão de 11 bilhões de carros por ano.Isso significaria tirar das ruas cerca de 600 milhões de carros por 18 anos!Se em 20 anos todos os telhados forem pintados, teremos o efeito de retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo!
De acordo com o GBC Brasil, estes são os benefícios dos telhados brancos:
- diminuição das ilhas de calor de prédios e casas;
- diminuição da emissão de CO2;
- ajuda a refletir os raios solares de volta para o espaço;
- fácil aplicação e pouca manutenção (existem tintas e materiais autolimpantes que facilitam a manutenção e evitam que as superfícies precisem ser pintadas novamente, por muitos anos);
- resultado imediato e alto impacto;
- reduz custos com ar condicionado e ventilador e
- ação eficiente no combate ao aquecimento global.
Fonte:www.energiaeficiente.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Karen, você sabe se o Green Building especifica algum tipo/marca de tinta??
ResponderExcluirE se eles fizeram o cálculo da diminuição da temperatura levando em consideração a poluição gerada na produção de tintas?? Tipo, as empresas que produzem tintas também usam energia elétrica e água, fora os componentes da tinta que podem ser tóxicos e tal... pelo que eu saiba é comum da tinta branca conter chumbo, que é um metal pesado, pode ser tóxico. Vai que de repente a chuva leva essa tinta embora, aos poucos, e isso acarrete numa bioacumulação de compostos tóxicos nos animais aquáticos (parece meio viajado, mas imagine todas as casas de uma cidade como São Paulo, tendo sua tinta levemente diluída na água da chuva e indo pro rio... são quase 20 milhões de habitantes, que fosse 1 milhão de casas/prédios liberando a tinta, aos pouquinhos).
Não entendi como a pintura do telhado diminuiria a quantidade de CO2 na atmosfera... entendo que faria refletir mais luz para o espaço, mas reduzir a quantidade de CO2...
Parece mais fácil que as fábricas de tinta produzam CO2, no seu sistema de fabricação... se não produzem diretamente com certeza o fazem indiretamente, com a otenção de energia (seja ela termelétrica - que queima óleo ou carvãp -, ou hidrelétrica - que produziria CO2 e metano na putrefação da matéria orgânica que ficou submersa com a criação da barragem).
Se você souber, fala aí pra gente. Porque parece que eles estão desviando o foco que não é o quanto de luz a superfície absorve, e sim, o quanto de CO2 e outros gases não a deixam a luz ir para o espaço.
Ah!! Curti os móveis feitos com pallets e com caixas de madeira típicas de mercados e feiras. REUTILIZAR: Isso sim é uma idéia que deveria ser divulgada pelas organizações que buscam o desenvolvimento sustentável.
Brigadão pelas dicas.
Oi Nani, desculpa a demora, ando meio ausente, mas vamos lá:
ResponderExcluirVocê tem toda razão quando fala sobre os problemas que essa nova solução das "tintas brancas" podem causar no meio ambiente.
Eu particularmente acho que como infelizmente vivemos em uma sociedade mega, capitalista primeiro se tem uma necessidade e depois o mercado se adequa a ela, estuda, investe, se todo mundo decidisse pintar o telhado de branco acredito que as empresas investiriam em pesquisas para tintas menos agressivas ou 100% ecológicas. Pensar com conciência ecológica é muito novo, estamos engatinhando ainda num problema que é de uma dimensão inimaginável, mas estamos engatinhando! De qualquer forma pesquisei sobre tintas menos agressivas e achei isso´http://www.ecobuilding.com.br/noticia/135/aposte-na-nova-geracao-de-tintas-ecologicas/, não posso te garantir que essa tinta seja a solução, mas acho importante o debate aberto sobre o problema. A idéia é essa, questionar, perguntar, mas infelizmente não tenho um embazamento teorico pra te dar, minha idéia aqui é mostrar o que está sendo dito e feito.
Adorei a sua pergunta, vamos agora tentar fazer a mesma para os pesquisadores, os tais cientistas donos do conhecimento.
Abraço