domingo, 5 de setembro de 2010
E-Fabrics
O e-fabrics um projeto cuja missão é contribuir na constituição de um tripé de sucesso para a moda brasileira pelo mundo, associando à sua sensualidade e criatividade, o valor de suas principais riquezas e singularidades: a biodiversidade as tradições culturais do país.
Concebido pelo Instituto e como um label único, o e-fabrics tem a intenção de comunicar e representar esses valores, indicando a possibilidade de geração de negócios e oportunidades aos diversos atores da cadeia têxtil em todo o mundo.
O e-fabrics identifica com um tag tecidos e materiais cuja origem e processo de produção respeitem critérios de comércio justo e de desenvolvimento sustentável. E faz a interlocução entre produtores de materiais ecológicos e estilistas e suas grifes, apresentando-lhes matérias-primas de caráter renovável a serem utilizadas pela cadeia produtiva da moda em geral.
Ao conceder a identificação e-fabrics a tecidos e materiais, estes são avaliados a partir de cinco critérios de conformidade:
- Matérias-primas de origem sustentável, renováveis ou recicladas;
- Impacto do processo produtivo no meio-ambiente natural;
- Resgate e preservação da diversidade e tradições culturais;
- Fomento às relações éticas com comunidades e colaboradores;
- Design, atributos comerciais e viabilidade econômica.
O e-fabrics não é uma certificação. Ao contrário. Como label de identificação, sua filosofia abraça inclusive os “transition products”, aqueles que já estão se adequando a uma futura certificação, seja ela social ou ambiental, mas que necessitam ainda de massa crítica para sua viabilização.
O projeto foi incubado entre os anos de 2000 e 2006 pela Osklen, marca reconhecida por valorizar a idéia de brasilidade e intenso trabalho de experimentação com matérias-primas oriundas de processos sustentáveis. O e-fabrics foi lançado em janeiro de 2007 durante o São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda da América Latina e um dos mais importantes do mundo.
Mais: http:www.e-fabrics.com.br/
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