domingo, 5 de setembro de 2010

O que é design sustentável?


Para que você possa entender o sentido de Design Sustentável, preparamos uma breve introdução, desmembrando as duas palavras que formam essa inovadora e consciente forma de projetar:

Design
Sem tradução em português, “design” possui o significado de projetar, desenvolver, criar. Sua aplicação geral é a de desenvolver soluções que possam atender determinada necessidade, mesmo quando o objetivo é inovar, quebrar paradigmas ou até mesmo provocar o mercado produtivo. Essas soluções trazem aperfeiçoamentos no que diz respeito à qualidade de vida e à competitividade. Podemos assim definir design como ferramenta de solução e evolução.

Sustentável
Essa palavra é proveniente do termo “Desenvolvimento Sustentável”, surgido pela primeira vez em 1987, no Relatório de Brundtland – também conhecido como Our Commom Future, esse documento foi apresentado à Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED).

Etimologicamente, a palavra sustentável significa: at. sustento, as, ávi, átum, áre 'sustentar, suportar, resistir, continuar, suster; defender, equilibrar, proteger; apoiar; firmar, manter, conservar, cuidar; auxiliar, vir em socorro; alimentar, manter; sofrer, suportar, resistir a; diferir, adiar...

Design Sustentável
É um conjunto de ferramentas, conceitos e estratégias que visam desenvolver soluções para a geração de uma sociedade voltada para a sustentabilidade.

Assim, temos:

Desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento que “satisfaz às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.”

Devemos lembrar também que o conceito de desenvolvimento sustentável se alicerça especificamente em um tripé formado pela economia, sociedade e meio ambiente.

Dessa forma, entende-se, sobretudo, que “sustentável” nada mais é que algo que possa ser durável.

Para efeito de conclusão, podemos afirmar, portanto, que quando design e sustentabilidade se fundem, uma solução para determinada demanda imediata será projetada, sendo a melhoria e longevidade as características mais privilegiadas, ecoando nos âmbitos econômico, social e ambiental.

Fonte:www.idds.com.br

Um comentário: