sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Móveis de papelão.
Com materiais facilmente recicláveis e mais ecológicos do que os móveis de madeira, reaproveitar caixas de papelão para confeccionar estantes, mesas, cadeiras, é dar um destino mais digno para as árvores derrubadas para se obter as tais caixas.
É possível decorar a casa inteira com este material, com tantos móveis disponíveis no mercado, que levam o papelão como a matéria-prima. E não é difícil montá-los. A única ferramenta necessária são suas mãos e um pouco de criatividade.
E, para quem quiser se aventurar a fazer os seus próprios móveis de papelão, a artista plástica Ana Didi dá a dica: com uma caixa de TV e usando as tampas como divisórias, é facil criar uma estante do seu jeitinho e na medida certa para tudo. “Há muito tempo que faço móveis de papelão; é fácil, barato, e ecológico… e mais, sem marceneiro dentro de casa!”, brinca ela.
Segundo a Ana, para fazer uma estante de papelão como esta, não há grandes mistérios:
Peguei uma caixa de papelão grande e recortei fora as tampas.
Encaixei os pedaços dentro e fiz as prateleiras horizontais, colando primeiro com fita crepe para fixar no lugar.
Depois, com pedaços menores de papelão, fiz as divisões verticais.
Com tudo fixado no lugar, passo fita gomada em toda ela, reforçando bem as junções.
Em seguida, dou um banho de cola branca.
Aí, é só pintar a gosto com tinta latéx.
Ana conta que, depois de muito tempo fazendo móveis de papelão, descobriu que os franceses fazem muito disso. E deu a dica: na busca por : “meubles en carton” encontramos uma infinidade de móveis confeccionados com papelão. Enlouqueci!
Os móveis de papelão são muito resistentes e, se bem cuidados, podem ter uma vida útil bem longa. Basta evitar que o móvel fique exposto ao tempo ou em contato com umidade. Com baixo custo, originalidade, qualidade e muita diversão, é possível ser ecologicamente correto também na hora de decorar nossos próprios espaços!
Fonte:www.ecoblogs.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário